21 de abril de 2010

Mudei o assunto...

... vi uma noticia na TV e não consegui parar de pensar em Deus e suas regrinhas. Me chamem de alienada e muitas vezes concordo, odeio ver as noticias: guerra, fome, mortes, caça as baleias...a humanidade está se perdendo, não estamos buscando o melhor de nós e nos fortalecendo com fé em algo.


Gentemmm, não me entendam como beata, fanática ou querendo dar uma de santinha, mas me revolta o mundo atual e me revolta muitas vezes não nos mexermos para mudar.


Com esse sentimento dentro de mim, me lembrei de quando estudei um pouco de religião, nossa, muitos anos atrás, muitos mesmo...


Os Dez Mandamentos eram ensinados com seriedade e até hoje tenho em mente que, para um mundo melhor, bastava apenas segui-los.


1. Não terás outros deuses diante de mim

2. Não farás para ti imagem esculpida

3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão

4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar

5. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá

6. Não matarás

7. Não adulterarás

8. Não furtarás

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo

10. Não cobiçarás a casa do teu próximo


Claro que, como sempre, não concordo com tudo. Por exemplo, o primeiro mandamento, se todo ser humano tivesse algo maior para acreditar e sempre com a idéia em praticar o bem ao próximo, isso já seria mais que ideal. Não precisamos impor apenas um Deus a todos.


Já o terceiro mandamento deveria ser explicado de uma maneira mais simples. Não devemos tomar o nome de Deus em vão, e por que? Pelo simples fato que falamos tanto o nome dele em vão que perdemos a credibilidade, nem Ele tem como saber as prioridades.


E na minha modesta opinião, ainda deveríamos junto com os Dez Mandamentos pensar nos sete pecados capitais.


1. Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora;

2. Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro;

3. Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;

4. Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável;

5. Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente;

6. Luxúria: apego aos prazeres carnais;

7. Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.


Esses 17 pensamentos vão além de qualquer religião...formam uma boa pessoa...claro que não devemos pensar neles como algo" bitolado". Mesmo porque no mundo atual muita coisa "te joga" para os pecadinhos...Exemplos:


  • Gula: muuuita coisa no mundo para se comer, temos facilidade e diversidade....pense numa boa padaria. Lá vem o pecado...
  • Luxuria: no mundo atual, onde ninguém é de ninguém? Aham...
  • Preguiça: trabalhar na cama, com o notebook no colo, a comidinha pra beliscar do lado...que delicia...pronto dois pecados em um só...


E para completar deveria ter mandamentos e pecados com informações rigorosas ao meio ambiente.


Você deve estar se perguntando, "mas se não seguimos nem esses?" e eu concordo com a pergunta, mas também sei que, como eu, você tem todos eles em sua mente e faz o máximo para mante-los.


Não importa se a maioria esqueceu, mas a minoria que tem os princípios de amor ao próximo, de praticar o bem, deve começar a fazer diferença. Como ? Não sei, mas quem sabe lendo esse desabafo você não pense mais e repasse a filosofia.


E se todos falassem "fique com Deus" com as regrinhas acima mentalizadas, tenho certeza que o mundo começaria a ser diferente !!!




Nenhum comentário: